SAÚDE MENTAL E LOGOTERAPIA
_
Saúde Mental dos Profissionais da Saúde
Nos últimos anos, a saúde mental dos profissionais da saúde tem se tornado um tema de crescente preocupação. Médicos, enfermeiros e psicólogos enfrentam jornadas exaustivas, alta responsabilidade e, muitas vezes, falta de suporte emocional.
Letícia Santana
22.abr.2025 | Tempo de leitura: 10 minutos
SAÚDE MENTAL E LOGOTERAPIA
_
Saúde Mental dos Profissionais da Saúde
Nos últimos anos, a saúde mental dos profissionais da saúde tem se tornado um tema de crescente preocupação. Médicos, enfermeiros e psicólogos enfrentam jornadas exaustivas, alta responsabilidade e, muitas vezes, falta de suporte emocional.
Letícia Santana
22.abr.2025 | Tempo de leitura: 10 minutos
Pesquisas recentes revelam um cenário alarmante:
-
- Cerca de 62% dos médicos brasileiros já apresentaram sintomas de burnout, e 47% sofreram ou sofrem de transtornos de ansiedade.
- Em 2024, 40% dos médicos no Brasil foram diagnosticados com algum transtorno mental, como ansiedade, depressão ou burnout.
- A falta de suporte institucional é evidente: 75% dos médicos afirmam que suas instituições não oferecem suporte emocional adequado.
Esses dados refletem não apenas o impacto da pandemia, mas também a sobrecarga crônica e a negligência com a saúde mental desses profissionais.
Diversos fatores contribuem para o adoecimento mental dos profissionais da saúde. As longas jornadas de trabalho e alta demanda emocional, a falta de reconhecimento e valorização profissional e também ambientes de trabalho tóxicos e falta de suporte institucional.
Essas condições levam a sentimentos de exaustão, despersonalização e perda de sentido no trabalho, características típicas da síndrome de burnout.
A busca de sentido é a principal motivação do ser humano. Para os profissionais da saúde, alguns caminhos para enfrentar o sofrimento podem acontecer e a ideia deste artigo é trazer insights para levar o leitor a buscar ajuda.
Alguns caminhos para manutenção ou resgate da saúde mental são a redescoberta do propósito, a aceitação do sofrimento e se conscientizar de sua responsabilidade pessoal.
A redescoberta do propósito acontece quando relembra-se o motivo pelo qual a profissão que exerce foi escolhida, fortalecendo o senso de missão e resiliência. A aceitação do sofrimento começa quando se reconhece que o sofrimento faz parte da existência e pode ser transformado em crescimento pessoal e por fim, a responsabilidade pessoal acontece quando assumi a responsabilidade por encontrar sentido mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras.

Para promover a saúde mental dos profissionais da saúde, é fundamental que o ambiente de trabalho seja propício a isso, por meio da implementação de programas de apoio psicológico, o ambiente seja saudável e colaborativo e haja incentivo para a busca por sentido e propósito no trabalho diário.
A saúde mental dos profissionais da saúde é um tema urgente que exige atenção e ação. Além disso, é essencial que os próprios profissionais reconheçam seus limites e busquem ajuda quando necessário.

Conheça a Santosclín
A Santosclín é a primeira clínica de Psicologia e Logoterapia do Vale do Paraíba, oferecendo um atendimento humanizado em psicoterapia e acessível para quem busca equilíbrio emocional, propósito de vida e autoconhecimento. Nossa missão é diminuir o índice de ansiedade e depressão da cidade em que atuamos, proporcionando um espaço acolhedor onde cada pessoa possa encontrar sentido para sua existência.
Na Santosclín, acreditamos que a transformação começa no interior de cada um. Se você busca um novo olhar sobre a vida, estamos aqui para caminhar com você!
Referências bibliográficas:
-
- PODER360. Dois a cada 3 médicos do Brasil têm ou tiveram burnout, diz pesquisa. 2023.
- O Globo. 40% dos médicos no Brasil sofrem com algum tipo de transtorno mental, mostra novo levantamento. 2024.
- ANAMT. Cerca de 60% dos médicos desenvolvem algum problema de saúde mental no Brasil ao longo da carreira. 2024.
- FRANKL, Viktor E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Vozes, 2009.
- FRANKL, Viktor E. Psicoterapia e sentido da vida. Quadrante, 2011.